Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

isi life

vida saudável & receitas

isi life

vida saudável & receitas

Ter | 20.01.15

Anna Penteado Bikini Fitness Bodybuilder - Entrevista

Sara Isidoro
Hoje temos algo novo no blog: uma entrevista! E a primeira sortuda a ser entrevistada foi a minha colega de profissão e faculdade (apesar termos uns bons anos de intervalo entre a nossa passagem por lá :P ) Anna Penteado - bodybuilder na categoria Bikini Fitness!
Coloquem já "GOSTO" na sua página oficial no Facebook:
https://www.facebook.com/AnnaPenteadoFitness
10256545_10152444318156474_8501845673740894857_n-2
Olá Anna. Fala-nos um pouco sobre ti.
Olá! Antes de mais quero agradecer a oportunidade que me estás a dar Sara, de me dar a conhecer um bocadinho melhor e ao meu mundo também. Falar de nós é sempre complicado... Tenho 20 anos, sou do Algarve, nomeadamente da Serra de Monchique. Ao entrar na faculdade mudei-me para Coimbra para estudar Ciências do Desporto na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, residindo ainda por cá (Coimbra). Fui atleta federada de Atletismo durante 8 anos no Clube Desportivo e Cultural da Nave e sou praticante de musculação à sensivelmente 4 anos. Sou instrutora ZIN de Zumba Fitness e instrutora de HidroBike.
O que é que te levou a entrar no mundo do bodybuilding?
Bem... É uma boa questão! Eu sou uma pessoa que trabalha por objectivos: durante cerca de 8 anos fiz atletismo de competição e o meu treino era sempre orientado para as provas, mas ao vir estudar para Coimbra o atletismo ficou um bocadinho de parte e decidi dedicar-me com afinco à musculação, no entanto senti que me faltava algo porque o treinar "só por treinar"
a mim não me fazia feliz. Foi aí que decidi começar a competir no bodybuiling na categoria de Bikini Fitness (que é uma categoria feminina onde se conjuga não só o corpo mas a aparência em si, como o desfile, o cabelo, a cara, a cor, o bikini, etc.).
1461015_730237210338858_2079240538_n
Hoje em dia  a imagem de bodybuilder como um individuo “gigante” e cheio de suplementos (normalmente menos naturais) ainda está na cabeça de muitos, o que tens a dizer sobre isto? Que suplementos tomas e quais são os teus objectivos nesta modalidade?
Estaria a ser hipócrita se dissesse que muitos culturistas não tomam anabolizantes. Dentro do bodybuilding existem muitas categorias e as quantidades (de anabolizantes) usadas variam de categoria para categoria. Com isto não quero dizer que se deve desprezar o trabalho dos atletas em termos de treino e alimentação, pois os anabolizantes por si só não fazem milagres. Mas anabolizantes não são o mesmo que suplementos e a minha opinião sobre suplementação é que sim, deve ser utilizada mas para quem treina "a sério", isto é: para quem faz uma boa alimentação e treina com afinco. Porque suplementar quer dizer mesmo "tomar algo sobre a alimentação", se a base não for boa não vale a pena toma-los.
Pessoalmente, como tenho uma dieta planificada de acordo com as minhas necessidades, em termos de suplementação (ao contrário do que muita gente pensa) eu não me "encho" de comprimidos. Utilizo apenas a Whey, BCAA'S, Vitaminas C e E e ainda Ómega 3.
Quanto aos meus objectivos: quero tornar a competir este ano no nacional de Bikini Fitness que decorrerá em Maio, e levar uma melhor forma que a do ano passado, pois na minha batalha é sempre tido em conta o meu último resultado.
Como é a tua rotina (de treinos) numa semana normal?
 Treino 7 dias por semana, sendo que 6 desses treinos tem musculação + trabalho cardiovascular (o tão conhecido "cardio") e ao Domingo faço  apenas cardio. Treino 3 vezes por semana pernas e glúteos e os outros dias divido os treinos para a parte superior do corpo (costas, peito, triceps, biceps e ombros). Faço cardio sempre no final dos treinos de musculação, porque o meu tipo de corpo assim o pede, pois tenho muita tendência em acumular mais massa gorda que magra.
E quanto a alimentação, o é para ti permitido ou proibido?
A minha alimentação é diferente em período pré-competição e em pós competição. Em pós-competição eu posso comer um bocadinho de tudo, mas tendo sempre em conta as minhas necessidades diárias, não sendo esta fase tão restrita como a pré-competição.
Em pré-competição, alimentos processados como massas ou alimentos como leite e pão ficam de fora da minha alimentação. Ingiro muita carne branca (perú e frango), a fruta é pouca. utilizo normalmente a maça verde e vou buscar as gorduras a alimentos como o peixe e os frutos secos. Os principais hidratos de carbono que utilizo são a batata doce e o arroz basmati. E claro os legumes nunca podem faltar no prato. Faço 6 a 7 refeições diárias todas elas de "faca e garfo" e bebo muito chá e água.
1477882_730263443669568_480288462_n
 Tens alguns truques e dicas para aumentar massa magra?
Não existem truques ou milagres, as mulheres tem muito mais dificuldade em aumentar a massa magra que os homens devido à produção em nós de testosterona ser baixa. A única coisa que posso aconselhar é não tenham medo do dito "ferro" (musculação) porque é graças a ele que existem aumentos de massa magra, porque meninas: o dito "cardio" é muito lindo e até nos pode ajudar a ficar mais magras,mas tonificadas só mesmo com a musculação.
Existe ainda um aspecto que quero salientar, que funcionou ou pelo menos ajudou-me a aumentar de massa magra e já falei disto igualmente com outras raparigas e estas dizem o mesmo que eu: deixei de tomar a pílula já à 1 ano e de lá para cá tenho visto muito mais ganhos para não falar de menos retenção de líquidos, logo menos celulite no meu corpo. Não digo que funcionará mas podem tentar!
E o que pensas acerca da relação cardio – ganho de massa magra?
Acho que já respondi a esta pergunta quando respondi à questão número 6. O cardio não traz ganhos de massa magra, a musculação sim! E meninas... não tenham medo dos pesos, não irão ficar "homens" por isso.
Como te manténs a motivação e a disciplina?
A minha vida é o desporto e acho que a minha motivação tem vindo a ser adquirida ao longo dos anos, mas a maior parte vem de mim ao querer sempre superar-me. Cada manhã ao acordar e ao ver o meu corpo evoluir e mudar todos dias, isto dá-me essa motivação e disciplina para que continue a treinar para chegar onde quero.
Mas tenho que admitir que à minha volta tenho pessoas maravilhosas com quem privo e trabalho e que sem elas, não era impossível mas era mais difícil, alcançar  os meus objectivos. Falo principalmente do meu preparador Luís Batista da Strong Energy e da minha família e amigos, a quem tenho muito que agradecer pela paciência, trabalho, empenho e até por acreditarem em mim mesmo quando eu não acredito.
luis and me-2
Qual é  tua melhor dica para motivar os leitores a lutar pelo que querem?
Acreditem em vocês e lutem pelos vossos sonhos! Porque se nós não acreditarmos que é possível mais ninguém vai acreditar. Ao início custa, mas todo o esforço vale a pena. E quando começarem a vacilar lembrem-se da pessoa que eram ao início e do vosso ponto de partida e do que conseguiram até agora e, de certeza, que não vão querer lá voltar! Nunca se esqueçam que os resultados não aparecem em uma ou duas semanas, vão precisar mais do que isso, por isso muita paciência e trabalho.
E porque ninguém nasce com este corpinho, aqui fica o "antes e depois" (da musculação) da Anna:
10462622_282242681947485_3113063015123038949_n