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vida saudável & receitas

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Ter | 16.06.15

Porque é que NÃO deve comer gelatina - seja ela light ou não

Sara Isidoro
1434466720629Este artigo refere-se a gelatinas  industrializadas com sabores, que podemos encontrar em qualquer supermercado, e em especial aos produtos light/0%gorduras/0% açúcar que entra na dieta de muitas de nós por acreditarmos estar a fazer a escolha mais saudável.A gelatina pré-preparada (produto em pó) ainda é recomendada por muitos profissionais de saúde (daí a encontrarmos frequentemente em vários planos alimentares, cantinas escolares, hospitais, etc.), talvez pela sua praticidade (de compra e consumo), preço baixo e baixo valor calórico. No entanto, basta lermos o rótulo na embalagem  para vermos que esta não é a escolha mais saudável, nem para adultos e muito menos para crianças. Ao analisarmos rapidamente uma marca de gelatina "normal", vemos de imediato que esta é composta na maioria por açúcares (88%) - ler valor da tabela de Declaração Nutricional "Hidratos de Carbono dos quais açúcares" :[caption id="attachment_922" align="aligncenter" width="640"]normal"" width="640" height="480" /> Gelatina "normal"[/caption] Ou seja:1434466720629Depois desta constatação, penso que todos nós já descartámos a ideia de que o produto possa ser saudável.Vejamos agora o rótulo de uma das marcas mais procurada quando o objectivo é a perda de peso (clique na imagem para aumentar):[caption id="attachment_917" align="aligncenter" width="640"]20150616_153302 Amostra 1 - Gelatina "Sem açúcares"[/caption]Amostra 1. "Sem açúcares"
  1. Maltitol - é um tipo de açúcar, que tal como o açúcar "de mesa" eleva os níveis de glicose no sangue (ligeiramente menos do que o açúcar). Este é o componente mais abundante no preparado - para um produto denominado de "sem açúcares" começamos bem;
  2. Aspartame - adoçante artificial, contraindicado para pessoas com Fenilcetonúria;
  3. Acessulfame K - adoçante artificial, contraindicado para pessoas com problemas renais;
- como indicado no rótulo o excesso de edulcorantes pode causar efeitos laxativos e outros problemas gastrointestinais;4. Gelatina(15.7%) - o ingrediente que dá o nome ao produto... Mas afinal a "Gelatina" só tem 16% de gelatina (um dia mais tarde irei escrever um artigo a explicar de onde vêm esta gelatina);5. Ácido fumárico - regulador de acidez;6. Citrato de sódio -  regulador de acidez;7. Aromas - aromas artificiais criados em laboratório;8. Vitamina C  - será esta a razão "saudável" pela qual ainda comemos gelatina?9. E100 - corante;10. E120 - corante animal extraído de um insecto chamado cochonilhaCochonilhaPode conter trigo, ovos e leite. Ou seja, pode conter glúten.Contém uma fonte de fenilalanina. Portanto aqui está então a fórmula da nossa "deliciosa" gelatina:1434466677216 Como exemplo deixo mais dois rótulos de produtos semelhantes onde podemos, mais uma vez, comprovar o vazio nutricional que é este produto.[caption id="attachment_916" align="aligncenter" width="709"]C. Amostra 3.[/caption]Amostra 2. "0% Açúcar" Ingredientes (do mais abundante para o menos presente no produto):
  1. Gelatina
  2. Maltodextrina
  3. Ácido Fumárico
  4. Ácido cítrico
  5. Citrato de sódio
  6. Aroma
  7. Fibra
  8. Antioxidante (vitamina C)
  9. E951
  10. E950
  11. Corantes Naturais (E163 e E132)
Contêm edulcorantes. Contêm fonte de fenilalanina. Pode contêm vestígios de cereais com glúten.20150616_153350Amostra 3.
  1. E965
  2. E951
  3. Gelatina (16%)
  4. E297
  5. E331
  6. Aroma
  7. Sal
  8. Vitamina C
  9. E100
No entanto, não vai ser uma taça de gelatina por ano que irá mata-lo. Basta ter bom senso: se gosta mesmo deste produto, restrinja o seu consumo a ocasiões especiais, mas mantenha-o longe da sua despensa - olhos que não vêm, coração que não sente...Como alternativa, podemos usar agar-agar (vegetal) ou até gelatina neutra sem aditivos, mas recomendo os pudins de sementes de chia caseiros pois são bem mais interessantes a nível nutricional. Cliquem AQUI para ver uma receita de pudim de chia. chia-seed-pudding-6