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Os 10 Mandamentos da Dieta Isi Paleo

21.08.15 | Sara Isidoro
Como muitos sabem, o site Isi Bimby comemorou esta semana o seu primeiro ano de existência. Durante estes 12 meses foram muitas as vezes que recebi mensagens ou emails a perguntar "Qual é a Dieta que segue?", a resposta era sempre a mesma: sigo a "minha" dieta. Claro que depois desta resposta surgiam muitas mais questões. Por isso, e para não perder mais tempo a tentar descrever a minha dieta a cada um dos leitores que me fizer a mesma questão, criei o conceito Isi Paleo, que não é nada mais nada menos do que o conjunto de regras básicas que sigo na minha alimentação diária (e estilo de vida) baseadas na famosa Dieta Paleo. Este é o primeiro post sobre o assunto, mas muitos mais estão para vir.isipaleoAqui ficam então os 10 Mandamentos Isi Paleo:
  1. Todos os alimentos processados/refinados deverão ser evitados (açúcar, refrigerantes, bolachas ou qualquer produto com aditivos);
  2. Produtos lácteos podem ser usados - de preferência fermentados (até 2 porções diárias) caso não tenha problemas de saúde relacionados com os mesmos;
  3. A base da alimentação Isi Paleo são os vegetais e as frutas (mínimo de 5 porções diárias de vegetais e 3 a 5 porções de fruta: prefira fruta com um Índice Glicemico baixo - frutos vermelhos e abacate são boas opções).
  4. Coma todo o tipo de sementes e nozes.
  5. Evitar os cereais (exceção para a aveia - até 30g diárias, previamente demolhada), leguminosas e grãos da rotina alimentar. O trigo é completamente proibido, tal como os seus derivados (até as versões integrais).
  6. Não tenha medo de comer carne, peixe, ovos e marisco. Procure as alternativas biológicas e evite os peixes de viveiro. A carne dos orgãos ( fígado, coração, etc.) é uma boa opção.
  7. Não utilize oleos vegetais. Pode usar azeite, óleo de coco, manteiga ou ghee.
  8. Elimine o consumo de gordura Trans, mas não tenha medo da gordura saturada presente em alimentos naturais.
  9. Mexa-se. Não precisa de ir ao ginásio todos os dias, mas tente fazer uma pequena caminhada diária ( 10 minutos são bem melhores do que nada), suba escadas em vez de usar o elevador, vá a pé ou de bicicleta para o trabalho, etc.
  10. Siga estas regras 80% do tempo e vai correr tudo bem.
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