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Nova pirâmide alimentar saudável - ANF

23.05.15 | Sara Isidoro
Foi lançada na passada semana pela Australia Nutrition Foundation a nova "pirâmide alimentar saudável". Esta nova pirâmide foi baseada nas recomendações para a população dos 19 - 50 anos, de acordo com as Australian Dietary Guidelines de 2013. No entanto estas recomendações poderão ser aplicadas, genericamente, ao público de 1- 70 anos.Segundo esta, devemos:
  • Disfrutar de variedade de alimentos dentro dos 5 grupos propostos;
  • Escolher alimentos À base de plantas;
  • Limitar a adição de gordura, sal e açúcar;
  • Escolher a água como bebida principal.
 O que me agradou particularmente:
  1. A limitação da adição de sal e a (quase) proibição de adição de açúcares;
  2. A base da pirâmide: a recomendação de que devemos ingerir cerca de 70% da nossa dieta baseada em vegetais e fruta!
  3. A introdução das especiarias.
O que não concordo completamente:
  1. A manteiga foi retirada - a sua utilização (com moderação) não é prejudicial. Tal como outras gorduras saturados - já demonstrado em vários estudo que são benéficas para o nosso corpo e cérebro.
  2. A introdução do leite de soja (e derivados processados): concordo com substituição do leite de vaca por outras alternativas, mas não pelo leite de soja. A soja têm fitoestrogenio que no corpo humano produz o mesmo efeito do que o estrogênio. Para além do facto que a maioria da soja produzida do mundo é geneticamente modificada.
Qual é a sua opinião? 18435360_rjJza