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isi life

vida saudável & receitas

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Dom | 17.05.15

10 "regras" que todas as mamãs têm de saber sobre a diversificação alimentar

Sara Isidoro
1. O bebé é quem decide quando se deve iniciar a diversificação alimentar - e não os pais!

Aguarde os sinais de que o seu bebé está pronto para iniciar a alimentação sólida: perda do reflexo de protusão lingual, capacidade de se manter sentado, mostrar interesse na comida (um sinal típico é o bebé tentar "roubar" pedaços de comida da mesa e coloca-los na boca). A diversificação deverá ser feita (em casos normais) após os 4 meses e os 6 (caso o bebé seja amamentado).

2. NUNCA se deve obrigar o bebé a comer contra a sua vontade.

3. Poderá iniciar a diversificação alimentar com purés ou papás ou com pedaços de alimentos "inteiros".

4. Seja um exemplo! Se quer que o seu bebé coma vegetais e frutas e não "junk food", por exemplo, toda a família terá de participar. Será difícil fazer com que uma criança como os seus "bróculos" enquanto comemos batatas fritas À mesa - ela também irá querer.

 
1. Seja um exemplo;
2. Não negocie, comida não é moeda de troca;
3. Reúna a família durante as refeições;
4. Torne as saladas mais atrativas;
5. Sirva as refeições em horários certos;
6. Aguce a curiosidade de seu filho cozinhando junto com ele;
7. Prepare os legumes e os vegetais de modo diferente;
8. Para aceitar que seu filho não gosta de um alimento, é necessário que tenha provado receitas diferentes;
9. Coma somente o necessário, não ajude seu filho a finalizar o prato ou comer sem fome, mas não substitua por outra coisa;
10. Todos os membros da família devem estar empenhados em ter uma vida saudável;